Monday, July 30, 2012

Intoxicação por monóxido de carbono: causas, sintomas e tratamento


O monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro que é produzido devido à combustão incompleta de combustíveis à base de carbono. Também pode ser causada devido a instalação inadequada de certos aparelhos e falta de ventilação adequada. É também conhecido como o 'assassino silencioso' uma vez que não pode ser vista ou fundir. Embora pequenas doses causam sintomas leves como náusea e tontura, grandes doses pode causar danos cerebrais e até morte. Acredita-se para reivindicar cerca de 500 vidas por ano.

Fontes e causas

O monóxido de carbono é criado devido à combustão de combustíveis determinados na ausência de níveis adequados de oxigénio. As fontes comuns de monóxido de carbono são escape dos veículos automóveis, a fumaça do fogo e fumaça dos motores. Alguns aparelhos em casa também produz esse gás venenoso quando eles não estão funcionando corretamente. As fontes comuns deste gás dentro de uma casa ou um prédio são eletrodomésticos com defeito de cozinha, aquecedor de água, secadores de roupa a gás, aquecedores sem ventilação suplementar, gás, óleo ou carvão fornos que não são mantidos corretamente. A falta de uma ventilação adequada também contribui para um aumento na concentração do gás tóxico em um quarto. Por exemplo, não só uma chaminé estrangulada cortar o fornecimento de oxigénio necessária para a produção de dióxido de carbono em vez de monóxido de carbono, também prende o monóxido de carbono produzido devido à combustão incompleta de combustíveis.

Os sintomas

Hemoglobina, que é o pigmento vermelho nas células vermelhas do sangue transporta oxigénio para os tecidos dentro do corpo. No entanto, o monóxido de carbono tem uma elevada afinidade para os sítios de ferro em hemoglobina para que as moléculas de oxigénio ficar ligado durante a sua transferência a partir de pulmões para as diferentes partes do corpo. Quando os seres humanos são expostos a elevados níveis de monóxido de carbono, as moléculas deste gás anexar a moléculas de hemoglobina mais prontamente do que de oxigénio devido à sua forte afinidade para moléculas de hemoglobina que o oxigénio. O composto assim formado é chamado carboxihemoglobina. É este composto que se acredita ser a principal causa de envenenamento por monóxido de carbono. Devido à fixação preferencial da hemoglobina com moléculas de monóxido de carbono quando eles estão presentes no ar inalado, não é a hemoglobina livre suficiente para transportar oxigénio. Além disso, se o monóxido de carbono atribui a qualquer um dos quatro locais de ligação de oxigénio da hemoglobina, a afinidade de oxigénio para os outros três aumentos sítios. Portanto, mesmo se uma molécula de hemoglobina é portador de três moléculas de oxigénio, não vai libertá-los para os tecidos. Em ambos os casos, os tecidos são privadas de oxigênio o que dificulta os processos químicos em andamento em suas celas. Isto cria uma condição conhecida como lesão hipóxica para os tecidos.

Envenenamento por monóxido de carbono pode ser detectado por estes sintomas ocorrem vulgarmente:

* Dor de cabeça

* Tonturas

* Náuseas

* Dor no peito

* Falta de ar

* Vômitos

* Dor abdominal

* Sonolência

* Desmaio

* Convulsões

Tratamento

No caso de envenenamento por monóxido de carbono é suspeita, todos os indivíduos afectados deve ser movido para fora da área para um lugar com fornecimento suficiente de ar fresco. Se alguém parou a respiração, a RCP (reanimação) pode ter de ser administrado. Toda pessoa deve ser testado para o envenenamento de monóxido de carbono e tratamento médico adequado deve ser dado.

O tratamento médico inclui:

* Fornecimento de altas doses de oxigênio usando uma máscara facial de um saco de reserva de oxigênio. Elevados níveis de oxigénio ajuda de monóxido de carbono para dissociar a partir de hemoglobina. Portanto, a hemoglobina está agora livre para transportar oxigênio para as células diferentes do corpo.

* No caso de uma pessoa tenha inalado doses elevadas de monóxido de carbono e sofreu de envenenamento grave, doses mais elevadas de oxigénio pode ser dado a ele usando uma câmara hiperbárica. A oxigenoterapia hiperbárica é suposto para acelerar o processo de quebra de carboxihemoglobina. O oxigênio hiperbárico também diretamente fornece oxigênio para os tecidos. Por isso, é mais eficaz do que o oxigênio através de uma bolsa reservatório de oxigênio.

Não há remédio caseiro para envenenamento por monóxido de carbono. A única maneira de impedir que uma família a partir deste perigo é manter os eletrodomésticos em boas condições de funcionamento e manter a ventilação adequada na casa.

No comments:

Post a Comment