Wednesday, August 15, 2012

Propriedades de cloreto de cálcio


O cloreto de cálcio é um composto químico composto de cálcio e de cloro. Ele contém dois átomos de cloro e um átomo de cálcio. Assim, sua fórmula química é CaCl2. É também conhecido como um sal comum, tal como referido em química.

O cloreto de cálcio podem ser preparados por vários métodos. Quando o carbonato de cálcio ou óxido de cálcio é dissolvido em ácido clorídrico, cloreto de cálcio é produzido. O cloreto de cálcio é obtido em grande escala como um subproduto do processo Solvay ou o processo de amoníaco-soda. Neste processo, quando o carbonato de cálcio reage com o cloreto de sódio, carbonato de sódio e cloreto de cálcio são formadas. Se estamos conscientes das propriedades físicas e químicas do cloreto de cálcio, podemos utilizar essa substância química mais eficaz. Alguns pontos importantes sobre as propriedades de cloreto de cálcio são dadas abaixo:

Propriedades Físicas de cloreto de cálcio

* Estado físico: cloreto de cálcio pode ser encontrado no estado sólido à temperatura ambiente, e está disponível como flocos, grânulos e pó.

* Sabor: cloreto de cálcio é salgado a gosto. Assim, ele é adicionado a muitos produtos alimentares como vegetais em conserva, picles, etc

* Cor: Na forma sólida, cloreto de cálcio é de cor branca, enquanto na forma de liquidação, é incolor.

* Condutividade eléctrica: Normalmente em um estado fundido, é um bom condutor de electricidade.

* A condutividade térmica: cloreto de cálcio é um mau condutor de calor.

* Ponto de ebulição: O seu ponto de ebulição é tão elevada como 1600 ° C.

* Solubilidade: É solúvel tanto em solventes inorgânicos como a água, bem como solventes orgânicos como o etanol.

* Higroscópicas: É higroscópico na natureza e absorve a humidade do ar. Se exposta ao ar livre, ele tende a tornar-se líquido. É por isso que, muitas vezes é chamado de substância deliquescente.

* Ponto de fusão: Tem um ponto de fusão baixo, o que significa que pode ser dissolvido a uma temperatura muito baixa.

Propriedades químicas de cloreto de cálcio

* Exotérmica: cloreto de cálcio é exotérmica na natureza, isto é, que liberta calor durante quaisquer reacções químicas.

* A reacção com água: Quando o cloreto de cálcio é exposto à água, uma grande quantidade de calor é libertado, o que pode causar sputtering e ebulição. O produto final desta reacção é o hidróxido de cálcio e de gás de cloro.

* A reacção com ácido sulfúrico: Quando se trata, em contacto com o ácido sulfúrico, ácido clorídrico é formada, que é altamente cáustico na natureza.

* A reacção com metais: cloreto de cálcio é uma substância não inflamável. No entanto, quando entra em contacto com metais como o zinco ou de sódio, produz hidrogénio, que é altamente inflamável. Por esta razão, deve-se assegurar que o cloreto de cálcio é mantida afastada destes metais. Nós também deve evitar o armazenamento de cloreto de cálcio em recipientes feitos de qualquer destas substâncias.

Apesar de ser uma substância química valioso, cloreto de cálcio tem alguns efeitos secundários nocivos. Ela pode causar coceira leve a grave quando se entra em contato com a nossa pele. Então, deve-se lidar com isso com cuidado.

No comments:

Post a Comment