Monday, August 13, 2012

Cinco de Mayo Fatos


Cinco de Mayo, o que significa cinco de Maio, em espanhol, é um dia importante para os mexicanos. É um feriado regional no México, comemorou a fim de comemorar a vitória inesperada do exército mexicano sobre as forças francesas, em 05 de maio de 1862 na Batalha de Puebla. A vitória foi um símbolo de orgulho e patriotismo para os mexicanos, provando ao mundo que eles são capazes de se defender de intervenção estrangeira. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre o Cinco de Mayo.

Fatos Sobre o Cinco de Mayo

Cinco de Mayo é comemorado como um dia significativo, próximo ao Dia da Independência. Muitas vezes, Cinco de Mayo é confundido com o Dia da Independência do México, que é em 16 de setembro.

Os mexicanos sofreram destruição e falência durante a Guerra da Reforma, 1858 - 1860, que era uma luta interna para reformas econômicas, políticas e religiosas. Aproveitando-se da cobrança de dívidas, Napoleão III, o governante da França, junto com seu exército bem treinado marcharam para invadir a Cidade do México. Foi então que a Batalha de Puebla teve lugar entre o exército mexicano e francês.

Na batalha, os generais mexicanos e franceses lutavam com espadas, no qual o general mexicano ganhou. Como parte da celebração de ganhar, os discursos foram feitos pelos funcionários do governo em honra do exército mexicano. Os mexicanos comemoraram o dia com danças animadas, jogos, alimentos tradicionais (enchiladas, tacos), música tradicional, decorações coloridas, touradas e fogos de artifício.

Na Batalha de Puebla, as forças francesas (cerca de 6.500) foram mais bem equipados e em maior número do que o exército mexicano (cerca de 4.500), liderado pelo general Ignacio Zaragoza. No entanto, foi a unidade dos mexicanos e seu amor para o México, que os ajudou a superar as tropas invasoras francesas. Embora o exército francês ocupou o México no próximo ano após a Batalha de Puebla, a 05 de maio ainda é um dia importante na história do México.

A Batalha de Puebla, foi de fato, um catalisador para os mexicanos e os serviram para ganhar confiança para a futura guerra de independência. Com confiança e determinação, os mexicanos conquistou a independência depois de derrotar o francês em 1867. Além disso, Cinco de Mayo é um dia significativo para todos os americanos, como a Batalha de Puebla representou a última luta para lutar contra o poder estrangeiro.

O maior evento de Cinco de Mayo, chamado Festival de Fiesta Broadway, é realizada em Los Angeles, onde milhares de pessoas se reunir e comemorar com comida tradicional e música. Outros eventos importantes do dia incluem festivais realizados em Denver, Colorado e São Paulo, o Minnesota. Outro evento notável é o desfile de Chihuahua em Chandler, Arizona, em que no final do dia, um rei e rainha Chihuahua são coroados. Nos Estados Unidos, as comemorações Cinco de Mayo se tornou popular na década de 1960. Hoje, é comemorado em homenagem à cultura mexicana.

Embora não haja dúvida de que Cinco de Mayo é um dia de grande significado político, os mexicanos, especialmente aqueles que residem em Puebla, celebrá-lo como um dia de orgulho e de património.

No comments:

Post a Comment